29 Verbos
Alguns esclarecimentos a respeito do registro de verbos, suas regências e exemplos de uso neste dicionário:
29.1 Não existe qualquer ordem usual para o registro das regências dentro do verbete, pois a lei maior de seu desenvolvimento é a da derivação semântica, seguida pela regra do desenvolvimento cronológico das datações. Um verbete de 20 acepções pode começar por um t.d. e terminar por outro t.d., tendo de permeio todas as outras regências.
29.2 Em cada acepção, as regências acoplam-se (p.ex., t.d.bit. verbo transitivo direto e bitransitivo, ou t.i.bit.int. verbo transitivo direto, bitransitivo e intransitivo etc.), quando é possível englobar numa mesma definição duas ou três delas. Optou-se por essa disposição pelo fato de que as perguntas que os consulentes de verbos mais fazem aos dicionários são que acepções eles contêm e que regências cada acepção comporta — não, por exemplo, que acepções transitivas indiretas apenas tem o verbo. As regências, por isso, não foram grupadas neste dicionário por sua classificação e sim por cada sentido que o verbo abrange.
29.3 Quando mais de três regências se juntam numa acepção, usou-se a abreviação rg.mt (de regência múltipla), dando-se no mínimo um exemplo para cada uma delas, para comprovação de uso e a fim de que o leitor infira suas regências:
29.3.1 A indicação de pron. (verbo pronominal) não conta no cômputo das mais de três regências do aglomerado regencial, uma vez que o fenômeno da pronominalização verbal não é caso de regência, mas informação de voz verbal.
29.4 Nos verbos puramente pronominais, o -se aparece na cabeça do verbete: suicidar-se, queixar-se. Se houver outras regências além desta voz, o -se deixa de ser grafado na entrada. É o caso, por exemplo, de lavar, enganar etc.:
29.5 Nos verbos transitivos, o objeto direto potencial, quando expresso no texto da definição, vem entre parênteses, por não fazer parte do conteúdo essencial do significado do verbo:
29.6 Mesmo quando se usou de um verbo transitivo indireto ou bitransitivo para definir um verbo transitivo direto, empregaram-se igualmente parênteses para encerrar o complemento direto potencial:
29.7 Se o verbo definido for transitivo indireto, é o objeto indireto que fica entre parênteses na definição:
29.8 A mesma regra vale para os sujeitos potenciais dos verbos, igualmente por não fazerem parte do conteúdo do verbo:
29.9 A informação sobre a regência é fornecida em todas as acepções, mesmo no caso de se repetir. No exemplo abaixo, o t.d. repete-se até a acepção 13, assim como t.d. e pron. repete-se nas acepções 14, 15 e 16:
29.10 Há casos de vírgula a separar regências aglomeradas. Por exemplo:
t.i, t.i.pred. e pron.
t.d., t.d.pred. e pron.
29.11 No caso de justaposição de regências, o texto da acepção adapta-se às regências que define em conjunto. Observe, no exemplo abaixo, a adequação do texto às regências t.d e pron. em conjunto:
29.12 No caso dos verbos apenas remissivos, o verbo que remete para o outro só registra em seu texto as regências daquele para o qual remete se estas forem duas ou uma apenas. (A voz pronominal não conta nesse número.)
Se forem três ou mais as regências do outro, a informação sobre regência fica no campo da gramática, com os dizeres:
29.13 Se o verbo que remete não contar com todas as regências do outro, o texto do campo da gramática refere-o (ver também o item 43.3 sobre verbetes de verbos puramente remissivos):
29.14 As acepções verbais, que não puderam ser definidas em metalinguagem de conteúdo, o foram em metalinguagem de signo, quer dentro do campo das acepções (veja o verbo ser no dicionário), quer no campo da gramática, no fim do verbete (ver também o verbo dar).
29.15 As conjugações de verbos encontram-se em verbetes especiais que os reúnem por terminação, dando a informação para o seu conjunto:
29.16 Quando há alguma informação a prestar sobre a conjugação do verbo analisado, o campo da gramática faz um comentário ou uma remissão para algum verbete de terminações, com isso estabelecendo com tais verbetes de uma rede de conexão:
29.17 Nesta seqüência de textos de abertura do dicionário, imediatamente antes da Lista de Reduções e Sinais Especiais, um texto sinóptico sobre verbos com conjugação de paradigmas completa as informações que esta obra presta sobre o assunto.